Resenha #7 - Todas as Estrelas do Céu - Enderson Rafael

Resenha gentilmente cedida pela Dana, do blog Feed Your Head
 
Sinopse: Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.


"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

Autor: Enderson Rafael
Editora:
Novas Ideias
Número de páginas:
160
ISBN:
9788560284177
Skoob:
Livro | Autor

A primeira vez que ouvi falar desse livro foi em um evento que teve aqui em Fortaleza, através da Patrícia do Mix Literário, ela falou tão bem que na hora me bateu a vontade de ler né! Então eu vi que a Janaina Rico, falou sobre ele no twitter dizendo que tinha lido e tinha adorado, aí eu mandei pra ela aquele velho “se colar, colou” hehehe falei que ela deveria colocar o livro pra viajar (clique AQUI para conhecer o grupo Livro Viajante no skoob) e ela aceitou na hora, já garantindo o meu primeiro lugar na lista! Amei né!

Depois de vários dias de espera, o livrinho finalmente chegou, achei ele lindo demais e na hora já comecei a ler. Já sabia por alto do que se tratava a historia e ao mesmo tempo que estava super ansiosa pra ler tinha um pouco de receio por não saber como ele apresentaria a temática que na minha visão (não só na minha, obviamente) é bastante polêmica. Sinceramente não achei que fosse me tocar tanto e nem que o desfecho fosse tão chocante. Essa é a palavra: Chocante. 
Chorei em várias passagens do livro, isso é inevitável, você se emociona de verdade e posso garantir que o livro vale muito a pena e se depender de mim várias pessoas vão conhecer o amor de Leandro e Caroline.

O livro trata-se de Leandro e Carol, irmãos, (ele é adotado) que quando menos percebem encontram-se perdidamente apaixonados um pelo outro. A primeira impressão você pode achar absurdo por se tratarem de irmãos de criação, pra mim é a mesma coisa, é como se fossem irmãos biológicos e também juridicamente são irmãos e ninguém vai mudar isto nunca. Perante a igreja é pecado. Pra sociedade é incesto, é imoral. Mas o autor aborda o tema tão delicadamente e com uma poesia que é impossível não simpatizar com o casalzinho e não torcer para o amor dos dois ter um final feliz.

Mas não podemos esquecer a sociedade, os pais deles, acredito que deve ter sido muito duro pra eles passar por uma situação tão incomum quanto esta e não saber o que fazer, como agir perante a sociedade e o restante da família, como as pessoas iriam reagir? Os pais de Caroline sempre trataram Leandro como filho legitimo, bem, legitimo ele é eu quis dizer como filho biológico e jamais aceitariam um namoro entre os filhos, por mais que esses não tivessem laços consangüíneos.
É realmente um tema muito complicado de discutir, mas a historia fluiu deliciosamente e no final você percebe que a maneira de resolver era fácil, por que era amor mas a malvada sociedade (nesse caso) não deixou barato.  

Breve resumo:

Leandro sempre tratou Carol com muito respeito e carinho por ser sua irmã e amiga e ela idem, mas do nada os dois percebem que alguma coisa esta diferente entre eles, novas emoções, novos sentimentos que não se parecem com os sentimentos comuns entre irmãos. Ambos descobrem-se apaixonados.

Quando finalmente aceitam que se amam, inicia-se uma série de dificuldades para que eles tenham momentos a sós e que possam desfrutar dessa avassaladora paixão em sua totalidade. Mas eles sabem que correm muito perigo. No inicio eles conseguiam disfarçar até bem mas um dia quando chegam em casa encontram seus pais muito sérios e exigem uma explicação acerca de um assunto. Leandro não espera os pais falarem de que se trata, se desespera e abre o jogo dizendo que ele e Carol estão namorando, seus pais então ficam transtornados e resolvem separá-los, mandam Leandro para outro estado e Carol pra casa de uma tia. Por um descuido Leandro apressou os acontecimentos.

Carol manda uma carta para Leandro dizendo que vai pegar o seu amor de volta. Vai a Floripa com uns amigos escondida dos pais, que pensam que ela esta em Buzios. Ela enfrenta uma jornada de 17 horas de carro e não vê a hora de encontrar Leandro novamente. Quando eles se encontram é só felicidade, mas mal sabem o que os aguarda no dia seguinte. Uma coisa que mudaria tudo.

Bom, o resto vocês vão ter que descobrir lendo ne! Por que eu já falei demais aqui.

Só digo uma coisa: A Literatura nacional ta ARRASANDO! O livro é muito bem escrito, o autor conduz a narrativa de uma forma super emocionante e sutil, por se tratar de um assunto muito delicado que é o amor adolescente entre irmãos adotivos. 

A v a l i a ç ã o: 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...