Resenha #11 - A Passagem - Justin Cronin

Sinopse - A Passagem - Justin Cronin

Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte. 

Simplesmente um dos melhores livros que já li em toda a minha vida...

Não posso negar esse fato a mim mesmo, que logo nas primeiras 10 páginas do livro já me senti ligado profundamente a estória. Justin Cronin soube perfeitamente como criar um mundo totalmente diferente, mas ao mesmo tempo totalmente parecido com o mundo de hoje em dia. O autor tem uma habilidade de fazer os personagens quase que palpáveis. Dor, Raiva, Coragem e principalmente o Medo, serão companhias dos personagens durante todo o livro, e muitas vezes sua companhia também, no decorrer da trama.

Minha experiência ao longo da narrativa foi bastante impactante. As vezes, eu olhava para minha janela e ficava com medo de aparecer um viral, e em alguns momentos me vi, desejando bastante que um personagem ou outro não morrese, ou sofresse algum mal.

Justin Cronin tem uma forma especial de tratar o místico e o "real", em toda a narrativa ele desliza sucintamente a narrativa com um misticismo nada exagerado e sutil, ao mesmo tempo que inunda o livro de ficção científica bem real e sólida. Ele trata a sua atmosfera de ficção, como se ela, um dia pudesse se tornar real, e isso é que faz com que nos relacionemos mais ainda com os personagens.

Os personagens são perfeitamente esculpidos, cabem e caem perfeitamente na estória, e desempenham o seu papel no livro com maestria. O Personagem que mais me interessou do livro, foi Alicia, uma sobrevivente do 1º Batalhão das Tropas Expedicionárias. Uma mulher que convive com seus próprios monstros interiores, mas é forte, fiel e se preocupa profundamente com seus laços de amizade.

O Final é expetacular. Eu fiquei muito surpreendido com o final, nem por uma vez sequer imaginei que o livro acabaria daquela forma, no mínimo surpreendente. 

Achei que o autor demorou um pouco para começar a estória de acordo com a sinópse, e ela deveria se adequar mais de acordo com o livro. Mas isso não muda em nada o conceito e o grande respeito que passei a ter pelo autor do livro.

Pra mim é uma grande pena que a continuação deste livro ainda não foi lançada, porque já sofro devido às crises de abstinência geradas pela leitura. Super recomendo o livro pessoal, como vocês viram na primeira linha da resenha, a minha estima por ele é bastante alta. Espero que tenham gostado da dica, e que leiam o livro também!

Classificação:

2 comentários:

Marli Carmen disse...

oi adorei te blog, muito lindo e interessante. Beijinhos e Boas Festas!

http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

juliano cesar de oliveira disse...

Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...