Resenha #11 - A Passagem - Justin Cronin

Sinopse - A Passagem - Justin Cronin

Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte. 

Simplesmente um dos melhores livros que já li em toda a minha vida...

Não posso negar esse fato a mim mesmo, que logo nas primeiras 10 páginas do livro já me senti ligado profundamente a estória. Justin Cronin soube perfeitamente como criar um mundo totalmente diferente, mas ao mesmo tempo totalmente parecido com o mundo de hoje em dia. O autor tem uma habilidade de fazer os personagens quase que palpáveis. Dor, Raiva, Coragem e principalmente o Medo, serão companhias dos personagens durante todo o livro, e muitas vezes sua companhia também, no decorrer da trama.

Minha experiência ao longo da narrativa foi bastante impactante. As vezes, eu olhava para minha janela e ficava com medo de aparecer um viral, e em alguns momentos me vi, desejando bastante que um personagem ou outro não morrese, ou sofresse algum mal.

Justin Cronin tem uma forma especial de tratar o místico e o "real", em toda a narrativa ele desliza sucintamente a narrativa com um misticismo nada exagerado e sutil, ao mesmo tempo que inunda o livro de ficção científica bem real e sólida. Ele trata a sua atmosfera de ficção, como se ela, um dia pudesse se tornar real, e isso é que faz com que nos relacionemos mais ainda com os personagens.

Os personagens são perfeitamente esculpidos, cabem e caem perfeitamente na estória, e desempenham o seu papel no livro com maestria. O Personagem que mais me interessou do livro, foi Alicia, uma sobrevivente do 1º Batalhão das Tropas Expedicionárias. Uma mulher que convive com seus próprios monstros interiores, mas é forte, fiel e se preocupa profundamente com seus laços de amizade.

O Final é expetacular. Eu fiquei muito surpreendido com o final, nem por uma vez sequer imaginei que o livro acabaria daquela forma, no mínimo surpreendente. 

Achei que o autor demorou um pouco para começar a estória de acordo com a sinópse, e ela deveria se adequar mais de acordo com o livro. Mas isso não muda em nada o conceito e o grande respeito que passei a ter pelo autor do livro.

Pra mim é uma grande pena que a continuação deste livro ainda não foi lançada, porque já sofro devido às crises de abstinência geradas pela leitura. Super recomendo o livro pessoal, como vocês viram na primeira linha da resenha, a minha estima por ele é bastante alta. Espero que tenham gostado da dica, e que leiam o livro também!

Classificação:

1 comentários:

Marli Carmen disse...

oi adorei te blog, muito lindo e interessante. Beijinhos e Boas Festas!

http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...