Eu Robô - Filme & Livro

Bom dia leitores! Hoje é o dia de falar sobre Filmes e séries, e vou falar sobre o filme inspirado no livro de Isaac Asimov - Eu, Robô. Mas não vou perder a dica, e como sou um blogueiro literário vou falar também da ótima leitura que vai ser o livro de mesmo título.

Eu, Robô - Filme

Sinópse: No ano 2035 D. C., os robôs são programados para viverem em perfeita harmonia com os humanos e já se tornaram parte do dia a dia do mundo inteiro. Quando um brilhante cientista da U. S. Robotics Corporation é encontrado morto, o detetive Del Spooner (Will Smith) é chamado para investigar o caso. Com a ajuda da psicóloga de robótica Dra. Susan Calvin (Bridget Moynahan), o detetive Spooner levanta a hipótese que o principal suspeito pelo crime pode ser um robô. Mas, à medida que Spooner se aproxima da verdade, ele tem que defender sua própria vida, pois os robôs tentam encerrar sua investigação. Com o tempo se esgotando, uma ameaça ainda mais séria emerge do coração do mundo mecanizado... uma ameaça que coloca em perigo a própria existência do ser humano.






Não posso nem falar mal do filme, uma mega produção da Fox Films, com efeitos de Computação gráfica de primeira, o filme nos leva a acreditar que isso realmente vai acontecer um dia. 
Nele existem três leis fundamentais para os robôs: 
  1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  2. Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
  3. Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Lei.
O Filme é apenas inspirado no livro, pois usa somente o ambiente e alguns acontecimentos narrados no mesmo. Mas nem por isso é um filme ruim, muito pelo contrário. Ele nos deixa suas quase duas horas de duração em contínua tensão e curiosidade pra saber o misterioso tabu que acontece na trama. Com um final surpreendente, nos deixa satisfeitos com o desfecho que tem, não deixa pontas soltas, ao menos em alguns fatos ele nos deixa imaginar o que vai acontecer depois.
Recomendo a dica porquê vale a pena, por mais que já seja um filme um pouco antigo e ultrapassado, é muito bom!


Eu, Robô - Livro
Sinópse: O livro começa com uma entrevista com Susan Calvin, uma psicóloga de robôs da U.S. Robôs, a empresa líder na fabricação dos autômatos. Como Susan está para se aposentar, ela começa a narrar algumas histórias interessantes que aconteceram ao longo de sua carreira, essas histórias são os nove contos. O interessante é que o livro começa com o inicio da robótica, da fabricação dos primeiros robôs domésticos, chegando aos modelos mais avançados. De um robô babá incapaz de falar a um mundo em que sociedades são completamente gerenciadas por máquinas.

Isaac Isimov é um gênio e ponto. Até hoje esse livro ainda é futurista, e de uma forma convincente, de como se um dia ainda pudesse acontecer. A escrita do autor é um pouco difícil, técnica, filosófica e complicada. Mas contrariando essas dificuldades, é uma leitura muito fluída, que vai te prender em uma narrativa genial, escrito a 61 anos atrás ainda consegue deixar muitos livros futuristas de hoje em dia muito para trás.
O Livro todo é como se fosse uma grande reportagem, onde a Dra. Susan Calvin narra sua vida de profissão ligada à robótica e todos os acontecimentos interessantes e peculiares sobre as três leis e a relação dos robôs com os humanos.
Com isso ela vai falando do começo da robótica, até o ápice, quando há a suspeita de que um robô seja presidente dos EUA.

Com isso encerro a postagem galera, espero comentários... Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...